Espaço Liberdade

Estatuto

O Blog Espaço Liberdade é uma sociedade de amigos, usuários de software livre e membros de comunidades relacionadas as Software Livre.

EstatutodoBlogEspaçoLiberdade

AMissão

ElementosdaMissãodoBlogEspaçoLiberdade

OsFundamentos

Liberdade

Padrão

Respeito

Objetivos

ComoSoftwareLivreesuascomunidades

ComoLeitor

NãosãoobjetivosdoBlogEspaçoLiberdade

AEquipeesuasobrigações

Obrigações

NãoSãoObrigaçõesdaEquipe

PolíticadePrivacidade

NovosMembros

AListadediscussão

Parcerias

Penalizações

SobreoEstatuto

A Missão

A missão do Blog Espaço Liberdade é divulgar e promover de todas as formas o software livre, incluindo as distribuições GNU/Linux, BSD e afins, colaborando sempre que possível com as comunidades dos mesmos.

Elementos da Missão do Blog Espaço Liberdade

  1. Apoiar o crescimento do Software Livre e de código aberto, de todas as formas que encontrar;

  2. Adotar licenças livres para todo o conteúdo produzido, sejam eles textos, imagens ou programas;

  3. Respeitar os padrões web ditados pela W3C, para que todos possam ter acesso ao conteúdo produzido.

Os Fundamentos

Liberdade

O Blog Espaço Liberdade acredita que a liberdade é algo fundamental. Por isso, incentivamos o uso do Software Livre, de distros GNU/Linux, BSD e afins para que todos tenham possibilidade de acesso ao conhecimento e a informação.

Acreditamos que a liberdade de repassar o conteúdo gerado é algo importante, por isso adotamos licenças livres, como a “FDL”, a “GPL” e a “Artistic”. Acreditamos que o conteúdo livre é a base para a disseminação da informação e para a divulgação eficiente do software livre e de código aberto.

Também acreditamos na liberdade de expressão. Prometemos aprovar quaisquer comentários enviados pelos leitores e colaboradores, desde que não sejam considerados pela equipe como Spam, falta de respeito com algo ou alguém ou esteja desrespeitando alguma parte da lesgislação brasileira.

Padrão

O Blog Espaço Liberdade acredita que os padrões são parte importante de qualquer meio. Por isso, procura respeitar e incentivar a adoção dos padrões web ditados pela W3C. O Blog Espaço Liberdade tem como um dos objetivos principais ser exibido da mesma forma em qualquer navegador, em qualquer sistema operacional e dispositivo.

Acreditamos que os padrões de formatos de documentos, imagens, músicas, entre outros, são parte importante do uso de sistemas operacionais. Incentivamos o uso de padrões abertos, como o ODF e o Ogg, para que os arquivos possam ser corretamente executados em quaisquer sistema.

Respeito

Para o Blog Espaço Liberdade, respeito é algo sério. Nos comprometemos, assim como prometemos zelar para que o conteúdo postado por nossos leitores também esteja de acordo, a respeitar as diferenças de opinião, étnia, opção sexual e posição política.

Nos comprometemos a promover e divulgar ações que tenham como objetivo exterminar práticas de preconceito em geral.

Objetivos

Com o Software Livre e suas comunidades

  1. Criar um amplo conteúdo relacionado ao GNU/Linux e ao Software Livre em geral, tornando-se base de consulta para os usuários novos e para os mais experientes;

  2. Apoiar e, sempre que for possível, ajudar comunidades de software livre e de distribuições GNU/Linux e BSD;

  3. Manter todo e qualquer conteúdo gerado pelo blog sobre licenças “livres”, como a GPL e a FDL, para que todos possam utilizar livremente o que criamos, de acordo com a filosofia do software livre;

  4. Apoiar e divulgar eventos que tenham como objetivo divulgar e ampliar o uso de soluções em software livre, GNU/Linux e BSD.

Com o Leitor

  1. Postar notícias com a maior frequência possível, com conteúdo de qualidade e alto nível;

  2. Incentivar e possibilitar a interação do leitor com o conteúdo, por meio de comentários e/ou fóruns;

  3. Fazer o máximo possível para aprovar todos os comentários enviados.

Não são objetivos do Blog Espaço Liberdade

  1. Incentivar o uso de alternativas de código fechado e/ou proprietárias, com excessão da ausência de alternativas de código aberto;

  2. Gerar conteúdo relativo a outros sistemas operacionais, como o Microsoft Windows e Mac OS;

  3. Prestar suporte em seus fóruns e/ou sistema de comentários, para suporte específico de uma distribuição ou software indicamos o respectivo fórum do mesmo.

A Equipe e suas obrigações

A Equipe do Blog Espaço Liberdade é constituída de voluntários, que escrevem conteúdo, administram o website, traduzem textos, criam softwares e scripts em seu tempo livre.

Obrigações

  1. Fazer o máximo possível para postar em seu dia, ao menos uma postagem, sempre. Em caso de problemas pessoais e ou de outros tipos, comunicar os outros membros da equipe através da estrutura do próprio blog ou de email;

  2. Procurar escrever no melhor português possível, utilizando-se sempre de corretores ortográficos quando necessário;

  3. Moderar os comentários dos leitores, comunicando sempre ao autor da postagem que há um comentário novo em sua postagem;

  4. Usar com responsabilidade os perfis do Blog nas redes sociais, como o Twitter e o Identi.ca, por exemplo, utilizando-os com responsabilidade e para divulgar conteúdo condizente com esse Estatuto;

  5. Cuidar para utilizar da maneira correta a estrutura fornecida pelo blog.

Não São Obrigações da Equipe

  1. Prestar suporte no sistema de comentários e/ou fórum do Blog.

Política de Privacidade

A política de privacidade do Blog Espaço Liberdade tem o objetivo de reafirmar o compromisso que temos com as informações coletadas de nossos usuários e visitantes.

O Blog Espaço Liberdade contém links para sites externos, cujo conteúdo não são de nossa responsabilidade. Ao acessar esses links, o usuário deve ficar atento a política de privacidade dos mesmos antes de fornecer quaisquer informações.

O Blog Espaço Liberdade coleta informações pessoais quando:

  1. O usuário se cadastra no site;

  2. Quando o usuário entra em contato através dos canais de comunicação.

Afirmamos, porém, que essas informações ficam armazenadas em nosso servidor e não são repassadas a terceiros, a não ser por ordem judicial.

Para melhoria de nossos serviços, recolhemos informações de visitas através do Piwik Analytics e do WP-Stats. Essas informações contém, entre outras coisas, navegador e sistema operacional utilizado, além das páginas visitadas e do tempo de permanência nas mesmas. O IP não é gravado de forma integral, o que impede a identificação dos nossos visitantes, ainda que nosso servidor seja comprometido.

Quando o usuário envia um comentário, por razões de segurança, fica gravado o endereço de IP do mesmo.

Qualquer alteração nessa Política de Privacidade será informada através dos canais do Blog Espaço Liberdade nas redes sociais.

Estamos abertos a responder quaisquer dúvidas relativas a esse documento através dos nossos canais de comunicação.

Novos Membros

A partir de 1 de Janeiro de 2012, serão observadas as seguintes regras para entrada e saída de membros:

Para a Entrada:

  1. Quando houver necessidade da entrada de novos membros, o fato será noticiado na página do Blog e nos canais do mesmo nas redes sociais;

  2. Os novos membros terão, nos primeiros três meses, acesso de “autor”, com a possibilidade da promoção a “editor” a partir do quarto mês;

  3. Após o contato e o acerto dos detalhes, o novo membro deverá se inscrever na lista de discussão da equipe do blog, para receber as últimas informações e manter contato direto com o restante da equipe.

Para a Saída:

  1. Quando houver necessidade do desligamento do membro dos seus trabalhos na equipe do blog, o fato deve ser informado na lista de discussão da equipe, para que as providências para a saída do membro e a entrada de um novo membro sejam tomadas;

  2. Após a data marcada para o desligamento do membro, a conta não será excluída, para não prejudicar a formatação dos posts e demais páginas. Ao invés, o nível de acesso da conta será rebaixado para “assinante”, por motivos de segurança;

  3. Após o desligamento do membro, o mesmo será removido da lista de discussão da equipe;

  4. O membro em processo de desligamento pode solicitar, no email informando o desligamento na lista de discussão, o retirada do seu email da conta, sendo colocado no local o email de contato do próprio blog.

A Lista de discussão

A lista de discussão do Blog Espaço Liberdade é dedicada, exclusivamente, aos membros da equipe. Quando um novo membro for aceito, o mesmo deve se inscrever na lista, para receber informações relativas aos trabalhos no blog.

Parcerias

O Blog Espaço Liberdade está aberto a parcerias com blogs e sites em geral, observando as seguintes condições:

  1. O blog ou site deverá entrar em contato com a equipe do Blog Espaço Liberdade através do canal de comunicação, informando o endereço e o assunto principal do mesmo;

  2. A parceria, caso confirmada, será feita com troca da links.

A parceria não será aceita no caso de:

  1. O Blog que fizer a proposta de parceria tiver três meses ou menos de existência;

  2. Blogs que não estiverem no mesmo tema do blog Espaço Liberdade;

  3. Blogs que tratarem somente, ou na maior parte do tempo, de assuntos relacionados ao Microsoft Windows, Apple Mac OS, iOS e/ou quaisquer software proprietário.

Penalizações

O não cumprimento das regras estabelecidas aqui, seja pelos membros da equipe, seja por leitores, acaretará em punições. Os fatos deverão ser levados ao conhecimento de todos os membros da equipe pelo Administrador Principal, que irá comandar a discussão e apurar qual a melhor maneira de proceder diante do fato ocorrido.

Sobre o Estatuto

Esse Estatuto é baseado em:

http://fedoraproject.org/wiki/Overview

http://www.debian.org/social_contract

Copyright (C) Blog Espaço Liberdade

É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar esse documento

de acordo com os termos da GNU Free Documentation License, versão 1.3

ou posterior publicada pela Free Software Foundation.

Mais informações e detalhes: http://www.gnu.org/licenses/fdl-1.3.txt