EDP ESCELSA 2º VIA – COMO EMITIR A SUA 2 VIA EM 2017

EDP ESCELSA 2º VIA – COMO EMITIR A SUA 2 VIA EM 2017
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A EDP Escelsa é uma companhia de capital aberto, também conhecida como Distribuidora ES, que trabalha no objetivo de prestar serviços públicos de energia elétrica no estado do Espírito Santo.Como emitir a sua Escelsa 2 via ? Se você é cliente da EDP Escelsa, você pode precisar da emissão da 2ª via de sua conta, seja em caso de roubo, furto, atraso de entrega ou mesmo perda da fatura. Para solicitar, é muito simples.

Alguns serviços que recebemos todos os dias em nossa casa são tão básicos que só nos damos conta do quanto são importantes quando por qualquer motivo que seja, o fornecimento deles é interrompido não é mesmo?edp escelsa 2° via inicial

Dentre esses serviços básicos e fundamentais para o nosso dia-a-dia está o abastecimento de água e serviço de esgoto, o fornecimento de energia elétrica, os provedores de internet, os serviços de telefonia fixa, distribuição de gás em algumas casas, dentre alguns outros.

O fato é que com essa vida corrida e agitada que todos nós levamos hoje em dia, é comum acabarmos nos esquecendo de fazer o pagamento de uma ou várias dessas contas, e o resultado disso é terrível, pois as empresas cancelam o fornecimento daquele serviço e gera muita dor de cabeça para regularizar o fornecimento novamente.

COMO A EDP ESCELSA 2º VIA  RESOLVEU ISSO?

Para facilitar a vida de seus clientes em situações como essa de atraso de pagamento e vencimento do prazo, a grande maioria das empresas passaram a oferecer em seus sites uma “agência virtual”, ou seja, todos aqueles serviços que antes eram oferecidos em uma agência física, agora passaram a ser disponibilizados online, não necessitando mais do comparecimento dos clientes na agência.

Uma destas empresas a oferecer este serviço é a EDP Escelsa 2 via , empresa de distribuição de energia elétrica que opera no estado do Espírito Santo, atendendo 70 municípios e 90% da população.

Se por qualquer que seja o motivo você atrasou o pagamento da sua fatura de energia elétrica e está com receio de ter o serviço interrompido, confira na sequência as dicas que reunimos sobre como emitir online uma 2ª via Escelsa de conta, fazer o pagamento e assim regularizar sua situação com a empresa.

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COMO EMITIR A SEGUNDA VIA DA CONTA DE LUZ

Todos os meses as faturas chegam na nossa casa com o consumo de luz que utilizamos, ou valor mínimo de pagamento. Através do boleto conseguimos quitar as dívidas e débitos em aberto, evitando complicações e cortes na luz.edp escelsa 2° via documento estado

Mas às vezes ela pode ser perdida ou extraviada, então é necessário emitir uma segunda via. Veja como:

edp escelsa 2° via documentos

  • Selecione o estado em que você reside.
  • Preencha os dados solicitados – CPF e número da instalação.
  • Clique em acessar.

Seja qual for a opção que o cliente escolher quanto a forma de 2ª via, será carregada uma página onde o usuário deverá informar o local do imóvel (Espírito Santo ou São Paulo), seu CPF e o número de instalação do medidor presente na própria conta. Em seguida basta clicar em “enviar” e uma vez logado clicar em “Segunda via de conta” e por fim “Gerar impressão”.

Se o cliente desejar, até porque muitas pessoas ainda não possuem acesso a Internet (ou mesmo não sabem utilizá-la), poderá se dirigir até a agência de atendimento mais próxima de sua residência, dentro da área de cobertura da ESCELSA 2 via , e solicitar diretamente ao atendimento presencial a segunda via da conta, levando consigo os documentos pessoais e a última conta da ESCELSA 2 via enviada para a sua residência.

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Vale Ressaltar..

Importar dizer que você encontra o seu número de instalação em qualquer fatura anterior que tenha em mãos.

Pronto, após informar corretamente os dados pedidos, clique abaixo sobre o botão “Enviar” e aguarde, pois você será direcionado para o sistema interno da agência virtual e ali poderá fazer a emissão de sua 2ª via Escelsa de conta.

Além deste serviço, na agência virtual você poderá ainda consultar débitos, consultar faturas pagas, consultar andamento de solicitações, consultar histórico de consumo, informar leitura do medidor e muito mais, tudo isso a distância de apenas alguns cliques.

Esperamos que as informações reunidas aqui sobre como emitir pela internet uma segunda via Escelsa 2 via seja útil para você, porém, se restar qualquer dúvida ou tiver alguma dificuldade, nos escreva um comentário abaixo, pois rapidamente responderemos a todos.

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2ª VIA ESCELSA COM ATRASOS

Em algumas situações, você pode acabar tendo que emitir a 2ª Via Escelsa com atrasos, isto é, após a data de vencimento.edp escelsa 2° via atrasos

Isso, infelizmente, ocasiona a cobrança de multa de 2% sobre o valor total de sua conta, excetuando-se os valores de eventuais multas e juros de períodos anteriores, assim como os relativos às doações ou contribuições de interesse social e também a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Essa informação segue a Resolução nº 414, datada de setembro de 2010 e expedida pela própria Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A fatura mesmo atrasada, pode ser paga em bancos, casas lotéricas e estabelecimentos conveniados.

Vale frisar que o valor relacionado à multa por atraso no pagamento estará incluído na fatura do próximo mês, de maneira automática.

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SERVIÇOS ONLINE ESCELSA

Fundada em 1968 em controle da ELETROBRÁS, a Escelsa 2 via – Espírito Santo Centrais Elétricas S.A. – começou a ser controlada pelo Grupo EDP em 2002 e passando como subsidiária da EDP Energias do Brasil S.A. em 2005.edp escelsa 2° via serviços

A Escelsa 2 via é destaque na distribuição de energia elétrica, alcançando 70 dos 78 municípios no estado do Espírito Santo: é quase 90% do território deste estado, ultrapassando os 41 mil quilômetros quadrados de atendimento. A quantidade de clientes, com pesquisa de 2015, apontou 1,5 milhões de pessoas, com a distribuição de 11.090 GWh.

Através do site da EDP, tem-se a possibilidade de optar por diversos serviços online. São eles:

Serviços Online:

Consulta de solicitação de serviços, Aviso de falta de energia, Segunda via de conta (como explicado anteriormente), Segunda via de conta paga, Conta por e-mail, Religação, Acerto cadastral, Alteração da data de vencimento, Consulta de débitos, Débito automático, Desligamento definitivo, Emissão de segunda via de contrato de adesão, Informe de leitura,Histórico de consumo, PID: Pedido de indenização, Consulta de contas pagas, Verificação de tensão, Alteração de carga, Alteração de padrão, eluminação pública. Todos esses serviços estão disponíveis na “Agência Virtual”.

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CENTRAL DE ATENDIMENTO

edp escelsa 2° via atendimento

A EDP Escelsa 2 via mantém uma central de atendimento telefônico para todos os seus clientes. Confira os números que tem ligação gratuita

Central de atendimento da EDP Escelsa 2 via: 0800 721 0707;

Central de atendimento da EDP Escelsa 2 via para deficientes auditivos: 0800 7272 655.

Quando seus problemas não são solucionados e você querer fazer uma reclamação dos serviços prestados, utilize a Ouvidoria da EDP Escelsa 2 via que conta com pessoal especializado em resolver todas as suas pendências em tempo hábil.

Para entrar em contato com a Ouvidoria da EDP Escelsa 2 via, você precisa ter em mãos o número de protocolo do seu serviço não prestado no prazo determinado.

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Confira todos os canais de atendimento da Ouvidoria da EDP Escelsa 2 via:

Central de Atendimento da Ouvidoria EDP Escelsa 2 via: 0800 721 3321 disponível de 2ª a 6ª feira de 8h às 18h, exceto feriados.
e-mail da Ouvidoria EDP Escelsa 2 via: ouvidoriaescelsa@edpbr.com.br
Caixa Postal: nº 044503 CEP 29.164-973, Jardim Limoeiro, Serra – ES, postagem gratuita
Fax: 27 3348-4109
Endereço: Av. Lourival Nunes, nº 390 – Planalto de Carapina – Serra – ES – CEP.: 29.162-748

Para saber onde ficam as agências de atendimento presencial da EDP Escelsa 2 via Clique Aqui.
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SOBRE A EMPRESA

A ECELSA, também chamada de EDP, é a empresa EDP Escelsa 2 via responsável por distribuir energia em todo o estado do Espírito Santo. Foi inaugurada no ano de 1950, que tinha como objetivo desenvolver a capital e integrar toda a federação.edp escelsa 2° via empresa

A sede encontra-se na capital, em Vitória. Seu nome atual, ESCELSA 2 via, surgiu apenas na década de 60. Isso ocorreu na quando o governo estadual uniu a empresa EDP Escelsa 2 via com a Eletrobrás. As atividades de inauguração ocorreram após ser construída uma usina no Rio Bonito.

Em 1995 a ESCELSA 2 via que fazia parte do grupo Eletrobrás e outras empresas passaram por uma privatização. Depois do ocorrido, foi investido em melhorias em toda a infra-estrutura, através de revitalizações e modernização dos equipamentos. Além disso, houve o treinamento pessoal dos funcionários e muito mais.

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 A privatização e todas as melhorias feitas fizeram com que a qualidade da empresa EDP Escelsa 2 via subisse de nível, chamando a atenção de um grupo de investidores de Portugal, que anos mais tarde a compraram. O grupo é chamado de EDP e são os maiores distribuidores de energia do país.
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NOTÍCIAS SOBRE A ESCELSA – Mar/2017

Para 225 mil capixabas, a conta de energia chegou com uma cobrança mais alta que o normal na fatura de março. Em alguns casos, o valor chegou a ficar cinco vezes maior.

Segundo a EDP Escelsa 2 via, concessionária responsável, isso foi provocado pela dificuldade da leitura do consumo desses clientes durante a paralisação da Polícia Militar, em fevereiro, então foi feita uma média dos gastos dos últimos 12 meses.

O aumento gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e nos canais de comunicação com a concessionária. Isso porque, de acordo com os clientes, a EDP não entrou em contato com eles para explicar a cobrança mais alta em março.

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De acordo com normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que foi feito é irregular. O certo seria a concessionária ter parcelado o valor em duas vezes e ter dado a opção do usuário solicitar um prazo menor para o pagamento.

O Procon Estadual disse que a EDP Escelsa 2 via deverá solucionar a questão. Caso não o faça, o consumidor poderá buscar o órgão para retificação da conta e solicitar o parcelamento sem ônus.

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Reclamações

Alguns consumidores desconfiam, inclusive, que a empresa EDP Escelsa 2 via estaria sem fazer a leitura há mais tempo, calculando as últimas contas pela média, atualizando só em março os valores de medição. É o caso do comerciante de Jardim Camburi, Jayme Costa.edp escelsa 2° via reclamacoes

Em dezembro, por exemplo, ele teve um consumo de 351 quilowatts hora (kWh). Em janeiro, foram gastos, de acordo com a nota fiscal, 175 kWh. O mesmo volume de fevereiro, que gerou uma conta de R$ 133,02. Porém, em março, foi cobrado 967 kWh, uma despesa R$ 684,18, ou seja, 414% a mais.

O vigilante Marcos Tristão também se assustou com a conta de energia. Ele mora com a esposa e o filho de três anos no Centro de Vitória, e de um mês para o outro a fatura mais que dobrou. “Em fevereiro, já houve aumento significativo na cobrança. Fui até a EDP e, depois de esperar mais de três horas pelo atendimento, solicitei que um técnico fosse até meu endereço checar se havia alguma coisa errada, mas ele nunca apareceu”, contou.

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O que o consumidor estava alegando?

O consumidor alega que não há justificativas plausíveis para tal elevação no consumo e acredita que o erro esteja na concessionária. “Paguei R$ 114 em fevereiro e a conta que vai vencer em março está no valor de R$ 256. Eu discordo desse faturamento, pois não mudamos nosso perfil de consumo. Além disso, viajamos no carnaval e a casa ficou fechada com todos os equipamentos eletrônicos desligados”, disse.

O administrador de empresas Francisco Sizino, que mora no bairro Bandeirantes, em Cariacica, faz a mesma reclamação. “Normalmente, minha conta gira em torno de R$ 130, mas em fevereiro fui surpreendido com o valor cobrado: R$ 417. Esse aumento absurdo veio justamente no mês em que eu trabalhei mais de 12 horas por dia. Eu só ia em casa praticamente para dormir. Essa conta comprometeu todo meu orçamento, que é ajustado”, relatou.

Na rua da aposentada Marlene Aguiar, 71, no bairro Santo Antônio, em Vitória, vários moradores se assustaram com a cobrança nesse mês. “Esse é o assunto dos últimos dias aqui. Ninguém está entendendo essa diferença nos valores. Eu pago menos de R$ 200 todo mês, mas agora chegou essa conta de R$ 303. Vou ficar apertada e pagar, mas não acho que ela esteja certa. Mas, fazer o quê? Não posso ficar sem luz em casa!”.

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Falha atrapalhou o parcelamento, diz EDP

edp escelsa 2° via parcelamento

A EDP Escelsa 2 via alega que uma falha no sistema da empresa pode ter feito com que uma parcela das contas de março fossem enviadas aos consumidores sem o parcelamento da diferença do valor do serviço prestado em março.

Segundo o grupo, com a crise na segurança pública, a empresa EDP Escelsa 2 via teve as leituras afetadas no período de 4 a 12 de fevereiro, culminando com o faturamento do mês de fevereiro pela média dos últimos 12 meses.

Em nota, a empresa EDP Escelsa 2 via disse que em março ocorreram as leituras reais, com as quais foi verificado para alguns clientes um consumo maior nesse período do que o cobrado em fevereiro.

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Alguns consumidores disseram ter encontrado dificuldades para resolver o problema do aumento da conta de energia numa das lojas da EDP Escelsa 2 via. Além de filas, esses clientes alegam não ter recebido informações sobre o motivo da alta. A concessionária diz que os clientes podem procurar outros canais de atendimento para esclarecer a situação. Entre as alternativas, estão o 0800 721 0707, o aplicativo EDPonline EDP Escelsa 2 via e (atendimento via Chat).

A Aneel explicou que o artigo 113 da Resolução 414 de 2010 estabelece as regras a serem seguidas quando a empresa EDP Escelsa 2 via não consegue fazer a leitura do relógio de energia. Além de parcelar o valor, “a distribuidora deve informar ao consumidor, por escrito, a descrição do ocorrido, assim como os procedimentos a serem adotados para a compensação do faturamento”.

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Empresas devem parcelar contas e informar clientes

A falta de leitura dos relógios de energia ocorrem mesmo quando não há nem um tipo de calamidade pública, segundo o consultor jurídico, Igor Britto, que atua no Instituto de Defesa do Consumidor (Idec). Ele explica que, em alguns casos, essa falha está relacionada à má prestação do serviço, principalmente de empresas terceirizadas, contratadas para analisar as medições.

“Às vezes, a concessionária não consegue exercer controle sobre a eficiência dessas leituras. Então, há muito desleixo, muita negligência, qualquer obstáculo mínimo para conseguir olhar a medião, o profissional opta por usar a média”, explica Britto, ao acrescentar, ainda, que hoje esses cálculos, que levam em consideração os últimos meses, é uma das principais reclamações dos consumidores nos órgãos de defesa.

Em alguns Estados, já há leitura eletrônica, o que evita problemas como ocorre com as análises manuais.

Segundo Britto, a medição por média é precisa ser feita com transparência. “É necessário informar que não conseguiu fazer a leitura. Isso permite ao consumidor verificar quanto realmente foi consumido de energia e já consegue fazer uma previsão de quanto será cobrado em caso de diferença”.

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Faz sentido o aumento..

No caso do Espírito Santo, ele diz que faz sentido a conta ter sido maior porque muitas pessoas ficaram presas em casa, o que aumentou o consumo. “A concessionária não pode deixar o cliente despreparado, pois isso desorganiza o orçamento doméstico da pessoa”.edp escelsa 2° via aumento

Para Britto, é importante o cliente ter o hábito de sempre olhar o relógio para evitar cair em armadilhas dos erros na leitura. As médias devem ser exceção. “Se o consumidor ver uma desconformidade em vários meses, gerando prejuízo alto, justifica uma intervenção do Procon ou mesmo uma ação judicial para ser feita a cobrança justa. Quando não há razão para a leitura ter sido feita, o cliente tem direito também de reclamar. O serviço ruim não pode criar um endividamento injusto”.

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– Média dos últimos 12 meses
Quando não consegue fazer a leitura, a empresa EDP Escelsa 2 via tem autorização para calcular o valor pela média dos últimos 12 meses. Mas isso não deve se tornar uma prática e sim precisa ser exceção.

– Parcelamento
No mês seguinte, se a leitura manual constatar que o valor pago no mês anterior foi inferior ao consumido, a concessionária tem direito de cobrar a diferença. Mas deverá avisar isso ao consumidor por escrito e ainda parcelar a diferença em duas vezes.

– O que fazer
Segundo a Aneel, caso discorde da cobrança, o consumidor pode apresentar reclamação à distribuidora. A empresa, por sua vez, tem até cinco dias para responder ao consumidor. Em caso de indeferimento, o consumidor tem ainda o direito de formular uma reclamação na ouvidoria da distribuidora.

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– Proteja-se
Se a leitura da sua energia não for feita, vá até o relógio e verifique em quanto está a medição do consumo e anote. Assim, você poderá se preparar para cobrança de possíveis diferenças. Essa fiscalização deve ser uma rotina.

FONTE:http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2017/03/erro-faz-conta-de-luz-ficar-cinco-vezes-maior-em-imoveis-no-es.html

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