Espaço Liberdade

Debian 6 ganha mais 2 anos de suporte

O time do Debian anunciou essa semana que o suporte ao Squeeze - o Debian 6 - foi prolongado até Fevereiro de 2016. Com a novidade, essa versão terá um suporte de 5 anos, contando desde o lançamento até a última atualização de segurança.

Segundo o anúncio oficial as atualizações não virão diretamente do time de segurança do Debian, mais de um grupo de voluntários e de empresas interessados no suporte prolongado. Esse grupo trabalhará apenas com i386 (32Bits) e amd64 (64Bits), logo os usuários de outras arquiteturas precisarão atualizar para o Debian 7 Wheezy após 31 de Maio.

O time de desenvolvedores utilizará essa experiência com o Squeeze para definir se o Debian 7 (Wheezy) e o Debian 8 (Jessie), que ainda será lançado, também contarão com o suporte extendido. Empresas e voluntários interessados em auxiliar o time de segurança podem entrar em contato pelo email team@security.debian.org.

lwn.net

LinuxDebian

Epic anuncia que Unreal Engine 4.1 suportará Linux

Unreal Engine rodando no KDE

A Epic anunciou que o Unreal Engine 4.1 suportará de forma prévia o Linux. A atualização chegará esse mês.

Mike Fricker, diretor técnico da companhia, disse que muitas pessoas perguntaram sobre os esforços em suportar o Linux através do Steam.  A boa notícia é o suporte inicial a execução e empacotamento de jogos no sistema pinguim.

Além do suporte ao Steam, a Epic trabalha em parceria com a Mozilla para trazer o Unreal Engine para a web, principalmente para o Firefox e o Firefox OS. Fiquem com um vídeo demonstrativo de jogos que utilizam o motor gráfico.

unrealengine.com

LinuxGames

Anunciado primeiro notebook de hardware opensource do mundo

Novena open hardware

Um time de desenvolvedores abriu uma campanha de financiamento coletivo para oferecer no mercado o primeiro notebook com hardware de código aberto do mundo.

O Novena é, basicamente, uma placa com processador Freescale Quad-Core ARM de 1.2Ghz e 4GB de RAM. O financiamento coletivo disponibiliza três modelos: apenas a placa (U$500,00), que vem com placa MicroSD com 4GB e placa WiFi; o modelo All-in-one-desktop (U$1.195,00), que é basicamente a placa do modelo anterior, mas com um case de alumínio que vem com um monitor LCD Full HD; o laptop (U$1.995,00) vem com tudo o que os outros tem, mas placa de controle de bateria, 240GB de SSD e bateria para o usuário instalar; o melhor (e mais caro) modelo é o Heirloom Laptop (U$5.000,00), que vem com tudo que os anteriores tem, mas com um teclado e uma estrutura feita de madeira e alumínio. E para a alegria do geral da nação, todos os modelos vem com o Debian pré-instalado.

A campanha precisa de U$250.000,00 e faltando 46 dias para terminar já conseguiu arrecadar U$46.000,00. O vídeo abaixo apresenta mais detalhes sobre o projeto e você pode ver a especificação completa de todos os modelos disponíveis no link abaixo.

Página da campanha: http://www.crowdsupply.com/kosagi/novena-open-laptop

makezine.com

TecnologiaOpensource

Adblock Plus cria “Manifesto de Anúncios Aceitáveis”

O Adblock Plus, em parceria com outras empresas como o Reedit e a Anti-Advertising Agency, publicou um texto que chamou de “Manifesto de Anúncios Aceitáveis”, com o objetivo de criar anúncios mais amigáveis.

O manifesto apresenta cinco definições de “anúncio aceitável”: não são irritantes, não distorcem o conteúdo da página que estamos tentando ler, deixam claro que são anúncios, são efetivos sem a necessidade de gritar com a gente e se adequam ao site em que estamos.

O assunto é bastante delicado. Recentemente muita gente tem acusado o Adblock Plus de fazer acordos com a Google para liberar anúncios no Youtube, por exemplo. Como a própria companhia deixa claro, o sucesso do manifesto depende da adoção do mesmo por parte das agências de publicidade.

Você pode ler o manifesto nesse link (em inglês).

t.genbeta.com

TecnologiaPrivacidade

Yahoo! anuncia melhoria na criptografia em seus serviços

Os funcionários do Yahoo! andam trabalhando duro no quesito privacidade. Em anúncio feito ontem, a companhia apresentou uma série de novidades na área.

Já na última Segunda-Feira (31/03) todos os dados que trafegam entre os servidores da companhia começaram a ser criptografados e as buscas realizadas na página inicial são feitas com HTTPS habilitado. Além disso, foi anunciado o suporte a tecnologias de segurança como o TLS 1.2, Perfect Forward Secrecy e chaves RSA de 2048 bits.

Desde Janeiro o Yahoo! Mail utiliza HTTPS por padrão e em Fevereiro foi habilitada a criptografia do email entre os servidores da companhia e também entre o servidor do Yahoo! e servidores externos que tenham suporte ao padrão SMTPTLS.

O trabalho foi tão bom que ganhou elogios até da EFF.

via yahoo

yahoo

TecnologiaYahoo!

Lentes da Amazon virão desativadas por padrão no Ubuntu

Parece que receber o prêmio Big Brother 2013 colocou um pouco de bom senso na cabeça do criador do Ubuntu. A partir do Unity 8, a escolha pela habilitação ou não da tão polêmica lente da Amazon ficará a cargo do usuário.

Quando o usuário fizer uma pesquisa no Dash do Unity 8, o próprio sistema oferecerá a opção de habilitar as lentes desejadas. Simples assim.

O único ponto baixo da notícia é saber que no Ubuntu 14.04, a ser lançado esse mês (dã!), tudo continuará como está.

muylinux.com

LinuxUbuntu

Desenvolvedores do Debian indecisos entre o Gnome 3.12 ou 3.14

Depois da indecisão entre Systemd e Upstart (onde o Systemd ganhou), a dúvida da vez para o Debian Jessie é a versão do Gnome que estará nos repositórios oficiais.

O feature freeze da distro está marcado para 5 de Novembro e o Gnome 3.14, a ser lançado em meados de Setembro, teria tempo de estar presente nos repositórios.

O problema é que o 3.12 já foi lançado e tem obviamente mais tempo para passar por todo o processo de estabilização e correção de bugs pelo qual o Debian é conhecido. Com o 3.14 lançado em Setembro - se não houver atrasos, dificilmente a versão passará pelo processo de estabilização a tempo.

Mas não se enganem: se nada de muito errado acontecer até o feature freeze, o ambiente gráfico padrão do Debian Jessie será o Xfce e não o Gnome.

LinuxDebian

DNA de vírus milenar é a chave das células-tronco

Pesquisas revelaram que um vírus invadiu o genoma humano há milhares de anos e agora faz parte de nós. Parece o enredo de um filme de ficção científica mas não é: o DNA de um vírus milenar é parte crítica das células-tronco embrionárias, dando a elas o “poder” de se transformar em quaisquer outras células do corpo.

O vírus em questão é um retrovírus (como o HIV, causador da AIDS) de nome HERV-H. No estudo, os pesquisadores trataram as células-tronco com pequenas doses de Ácido Ribonucleico, que suprimiu a atividade do HERV-H. O resultado é que as células-tronco deixaram de agir como tal e passaram a se comportar mais como filoblastos.

O genoma humano contém mais de 1.000 cópias do HERV-H e essa sequência de DNA é exclusiva dos humanos e grandes primatas. Os pesquisadores ainda precisam de mais estudos, pois a dúvida agora é porque as células-tronco de não primatas não contém o DNA do HERV-H e ainda assim funcionam corretamente.

logoNational Geographic

TecnologiaCiência

Pesquisadores brasileiros desenvolvem combustível a base de microalga

O EBC anunciou hoje que a Embrapa está desenvolvendo um biocombustível a base de microalgas, baseado em projetos semelhantes dos EUA e do Japão da década de 80.

Segundo Bruno Brasil, responsável pela pesquisa, o combustível a base de microalga tem diversas vantagens em relação a outras fontes, como a Cana-de-açucar e a soja, entre elas, a possibilidade de utilização de tanques d’água construídos sobre solo improdutivo ou estéril e com água não potável e a não utilização de terras produtivas.

A pesquisa é recente, começou em 2012, e ainda não existe um prazo para que o biocombustível chegue ao consumidor. Atualmente os pesquisadores trabalham em uma forma de baratear a produção das microalgas e do combustível em si para torná-lo mais acessível.

ebc.com.br

Sustentabilidade

Como instalar o Gnome 3.12 no Fedora 20

Gnome Software 3.12

O Gnome 3.12 foi lançado ontem e muitos usuários do Fedora estavam preocupados se iriam ou não receber a atualização, já que o Fedora 21 só deve ser lançado no fim do mês. A atualização não chegou (ainda) de forma oficial, mas já existe um repositório comunitário para isso.

A atualização está disponível via Copr, uma espécie de PPA do Fedora. Seguem os passos para instalação do repositório e atualização:

sudo touch /etc/yum.repos.d/rhughes-f20-gnome-3-12.repo

sudo gedit /etc/yum.repos.d/rhughes-f20-gnome-3-12.repo

Dentro do arquivo aberto, você vai colar o seguinte:

[rhughes-f20-gnome-3-12-i386]

name=Copr repo for f20-gnome-3-12 owned by rhughes (i386)

baseurl=http://copr-be.cloud.fedoraproject.org/results/rhughes/f20-gnome-3-12/fedora-$releasever-i386/

skip_if_unavailable=True

gpgcheck=0

cost=900

enabled=1

[rhughes-f20-gnome-3-12-x86_64]

name=Copr repo for f20-gnome-3-12 owned by rhughes (x86_64)

baseurl=http://copr-be.cloud.fedoraproject.org/results/rhughes/f20-gnome-3-12/fedora-$releasever-x86_64/

skip_if_unavailable=True

gpgcheck=0

cost=800

enabled=1

Depois é só executar uma atualização:

sudo yum update

Segundo o post no Fedora Magazine, os desenvolvedores ainda não decidiram se disponibilizarão o Gnome 3.12 como uma atualização oficial, mas caso venham a fazer utilizarão o trabalho já disponível nesse repositório.

fedoramagazine.org

Linuxfedoragnome

1 2 3 4 5 Próxima